Introdução
A linguagem JavaScript, geralmente, é usada de forma procedural, alguns provavelmente acreditam que essa seja a única forma (paradigma) possível, mas também, podemos programar de forma orientada a objetos (OO) em JavaScript.
A programação OO em JavaScript é um pouco diferente do que estamos acostumados. Diferente de Java, PHP, Ruby e outras, JavaScript não têm uma definição para uma classe, mas possui um recurso chamado Prototype (não confundir com o Framework), que podemos utilizar para programar de forma OO.
Vamos a um exemplo simples. Vou criar uma "classe" Pessoa. Pode parecer estranho, mas acredite, podemos escrever uma "classe" desse jeito:
function Pessoa( nome, idade ) { this.nome = nome; this.idade = idade; this.digaOi = function() { alert( "oi" ); } }
Sim, você deve ter percebido que isso é uma função, mas podemos criar uma instância dela através do operador new (como nas outras linguagens) e simular uma classe, assim:
var eu = new Pessoa( "paulo", "28" );
E agora, que temos uma instância de "Pessoa", podemos ter acesso aos atributos e métodos de um jeito bem intuitivo:
alert( eu.nome ); eu.digaOi();
Com isso já temos uma "classe" e um objeto.
Encapsulamento
O encapsulamento é um do principais pontos da programação orientada a objetos (OO).Basicamente, encapsular significa separar um programa em partes, protegendo o acesso direto aos atributos de uma classe.
Para isso, geralmente, são utilizados modificadores de acesso e métodos específicos para a manipulação destes atributos (set / get).
Em JavaScript não temos estes modificadores de acesso, mas podemos criar encapsulamento assim:
function Objeto() { var atributoPrivado; this.setAtributoPrivado = setAtributoPrivado; this.getAtributoPrivado = getAtributoPrivado; function setAtributoPrivado( valor ) { atributoPrivado = valor; } function getAtributoPrivado() { return atributoPrivado; } } var objeto = new Objeto(); objeto.setAtributoPrivado( "teste" ); alert( objeto.getAtributoPrivado() );
Neste exemplo, usei "var" e "this" para simular os modificadores de acesso privado e público.
Com isso já podemos considerar nosso código encapsulado.Herança
Herança é a habilidade de uma classe reutilizar (herdar) as características (atributos) e comportamentos (métodos) de outra. A herança é geralmente caracterizada usando a relação "é um".
Exemplo: Cachorro é um Animal
Cachorro herda as características e comportamentos de um animal.
Vejamos um exemplo sobre como usar herança em JavaScript. Primeiro criamos duas "classes" (super e sub-classe):function VeiculoTerrestre() { this.andar = function() { alert("andando"); } this.parar = function() { alert("parando"); } } function Carro() { this.ligarFarois = function() { alert("ligando os farois"); } }
Carro é um VeiculoTerrestre - Por isso é interessante herdar as características e comportamentos de VeiculoTerrestre em Carro.
JavaScript não implementa uma palavra chave (extends) para indicar que uma classe herda de outra, mas podemos utilizar herança através do prototype assim:
Carro.prototype = new VeiculoTerrestre; var carro = new Carro(); carro.andar(); carro.parar(); carro.ligarFarois();
Neste exemplo, usamos o prototype para criar a herança entre as "classes" VeiculoTerreste e Carro.
O prototype é propriedade que nos permite adicionar características e comportamentos para as "classes", após sua definição, assim podemos reutilizar toda a definição de uma classe em outra.
Mais do prototype
Utilizamos o prototype para criar herança colocando as funcionalidades de "VeiculoTerrestre" em "Carro". O que pode ter passado desapercebido, é que através do prototype podemos criar novas características para as "classes" já definidas pelo JavaScript.
Como exemplo, vamos colocar um novo método na "classe" String do JavaScript.
Geralmente, usamos a função parseInt para converter String para inteiros, vamos deixar essa conversão mais OO (Orientada a Objetos), colocando um método parseInt em String, assim:
String.prototype.parseInt = function() { return parseInt( this ); } alert( "10".parseInt() )É um exemplo simples (talvez inútil), mas a ideia é essa...
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